PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Geral

PREPARANDO-SE PARA AS COMPRAS

Alinne Amunielle  |  16/08/2017
noticia PREPARANDO-SE PARA AS COMPRAS
noticia PREPARANDO-SE PARA AS COMPRAS

Dizem que o consumismo é o mal do século. Vivemos em um mundo no qual as pessoas são tratadas de formas bem diferentes, ou seja, proporcional ao poder de compra que cada um possui, essa é a realidade a qual chamamos de status social. Muitos compram o que não precisam, com o dinheiro que não possuem, para agradar pessoas que não gostam, só com o único objetivo de ser aceito em certos grupos sociais, o que é bastante preocupante, pois é o que resulta em endividamento grave.  

Comprar sem parar, gastar mais do que ganha e ver a vida financeira no fundo do poço, pode não ser apenas um problema de desequilíbrio financeiro. Comprar demais pode ser uma doença chamada de oniomania (mania de comprar), um transtorno do controle do impulso que afeta a vida de muita gente no mundo todo e é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria.

Tudo o que compramos ou consumimos decorre da nossa vontade de consumir. Ter uma casa pra morar é uma necessidade, mas optar por uma moradia confortável em um bairro nobre, com vários quartos, é uma vontade. Podemos perceber que querer não é poder. É preciso planejar e criar estratégias para viabilizar o que desejamos, porque só a boa e pura vontade não nos leva a lugar algum. Vamos pensar no seu comportamento em relação a compras em geral:

  • Quando precisa de alguma coisa, compra na primeira loja que encontra?
  • Você é fiel à determinada loja e costuma fazer suas compras sempre nos mesmos estabelecimentos? Você costuma pesquisar preços por meio de anúncios, internet ou telefone?
  • Vai ao supermercado sempre que sente falta de algo? Ou faz a “compra do mês” deixando pra pesquisar na prateleira tudo que precisa de uma única vez?

Aquela fidelidade que não nos reverte em benefícios é chamada de fidelidade burra e é uma verdadeira armadilha. Não seja fiel a lojas que vendem commodities, produtos comuns encontrados em qualquer estabelecimento, como supermercados e lojas de eletrônicos. Cultive o hábito de pesquisar e compre na loja que lhe ofereça melhor relação custo-benefício.  

Você já parou para pensar que o nosso comportamento de consumo no supermercado reflete nossos maus hábitos, como a falta de planejamento e a compulsão no consumo? Ir às compras sempre que falta algo em casa, traduz-se em desperdício de tempo e de dinheiro.  

Aqui vão algumas dicas para se preparar para compras mais eficientes: 

  • Faça sempre uma lista do que você vai comprar, seja no supermercado, idas a lojas ou mesmo para as lembranças de viagem de férias;
  • Saiba quanto você tem de verba para comprar o que pretende;
  • Nunca vá ao supermercado com fome, nosso cérebro nos fará comprar mais alimentos do que realmente precisamos;
  • Pesquise sempre, cultive o hábito de conhecer o preço daquilo que você compra regularmente ou gostaria de comprar;
  • Negocie sempre;
  • Controle seus impulsos;
  • Pagamento à vista = desconto;

Essas são apenas algumas das muitas orientações que tornarão suas compras mais produtivas e seu dinheiro renderá mais, sei que é impossível antecipar nossos sonhos ou necessidades, pois haverá situações em que um gasto será oportuno ou necessário, caberá a você decidir o que é prioridade no momento, sempre respeitando as regras básicas das compras eficientes.

PUBLICIDADE
publicidade Patrocinadores