PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Como economizar tempo e dinheiro nas compras do Natal

Alinne Amunielle  |  20/11/2017
noticia Como economizar tempo e dinheiro nas compras do Natal
noticia Como economizar tempo e dinheiro nas compras do Natal

O clima natalino já começa a invadir as ruas. Ah, o Natal! As luzes, a magia, a casa enfeitada, o clima de harmonia, a família reunida e a mesa cheia de pratos deliciosos… e, claro, os presentes! Eles expressam união, carinho e gratidão, assim como votos de felicidades para o Ano Novo. Mas como fazer para que esta demonstração de afeto não deixe um rastro de preocupação financeira nos primeiros meses do ano que vai começar?

Isto não é difícil. Basta ter em mente três coisas: quem você deseja presentear, quanto você pode gastar e quais são seus compromissos financeiros fixos e variáveis dos próximos meses. Agindo com base nestes dados, com certeza você terá um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Mas no encantamento das vitrines de Natal, é muito fácil deixar o coração falar mais alto do que o bolso e, para evitar que isto aconteça, trazendo consequências financeiras indesejáveis, veja essas dicas:

  • Planeje as compras de Natal  

Quem será presenteado? Pergunte-se se todo mundo que você pensa em presentear realmente precisa ser presenteado. Faça uma lista de compras com os nomes das pessoas e ideias de presentes. Crie um plano de compras com os lugares que pretende visitar. E o mais importante: compre com antecedência. Não deixe para o último momento. Assim, você terá mais tempo, flexibilidade e criatividade para encontrar todos os presentes de Natal.

  • Defina um orçamento

Determine quanto gostaria de gastar com cada presente. Respeite a sua realidade financeira. Não faça dívidas exorbitantes apenas para presentear. Estabelecer limites é importante para não cair nas complicações das compras.

  • Não deixe as compras para a última hora  

Evite o aumento de preços que costuma acontecer na véspera das festas. Em alguns locais, a variedade da oferta de produtos também diminui na última hora. E em geral, as filas aumentam muito. Se quer economizar, tanto na ceia quanto nos presentes, planeje-se e faça as compras com antecedência.

  • Pesquise muito bem antes de comprar

É preciso pesquisar bem os preços e as alternativas antes de comprar. Seja em encartes e anúncios de supermercados, em folhetos promocionais ou pela internet, não deixe de comparar bem os produtos, os preços e as promoções antes de sair de casa. Assim, você pode planejar antes o que e onde vai comprar e até traçar uma rota mais curta entre as lojas para economizar também no combustível.

  • Deixe algumas compras para janeiro

Após a época de festas, as lojas costumam fazer queimas e saldões para liquidar o estoque. Então, deixe as compras pessoais para janeiro. E se preciso, negocie também adiar os presentes para quando o preço estiver melhor.

  • Peça descontos

Pechinchar é uma excelente maneira de economizar. Peça descontos! No fim das contas, você vai perceber que economizou muito. Estude as formas de pagamento que lhe trarão mais vantagens financeiras.

Dica de Ouro

Façam suas compras de pequenas empresas. Da vizinha que vende por catálogo, das mulheres e mães empreendedoras, de artesãos, das lojas do bairro, da doceira que faz doces artesanais, do rapaz que tem uma banca no mercado. Façamos o dinheiro chegar às pessoas comuns e não às grandes multinacionais. Assim, haverá mais gente feliz para aproveitar melhor o Natal. 

#CompreDoPequeno

PUBLICIDADE
publicidade Patrocinadores