Portal COFEMAC - O sertão se encontra aqui
Mãos... PDF Imprimir E-mail
Colunas - Colunas
Escrito por Antônio Fabiano   
Seg, 10 de Outubro de 2011 10:38

Dotô, ói eu aqui! Óia pra eu por favor!!! Não quero tomar seu tempo não. Só peço que me ói, ói minhas mãos!

Já que o dotô pregunta, vô respondê: minha graça é Severino, seu criado! Sou casado, minha famia ficou lá em Fartura (tem esse nome porque farta tudo, e por isso é que tô aqui nessas suas terras). Faz mais de 6 meses que não vorto lá. A sardade da muié e dos mininus é grande. Quantu sãu? Sãu 9. É que agente casô cedo: eu tinha 17 e Lindarva 14, e nunca tivemu televisão; aí o dotô sabe ... Era quase um pu ano.

maos452345

Minha idade? 33. O dotô me dá quantu? Outro dia, me perguntaru se eu tava perto de pedir aposentadoria, aquela do funrurá. Acho que tenho cara de mais de 50. É o só dotô; o só acaba agente; deixa assim a pele queimada, parecendo a de Pelé. É doutor, o só cria e também mata!

O dotô é gentil. Agradeço a atenção. Vô indo dotô! O carro dos bóia-fria tá indo. Obrigadu dotô!

E cá fica o Doutor. Viu que além de Severino, naquele carro tinham mais de 50. Homens que como o Severino deixaram outras Farturas onde vivem suas famílias para venderem as forças de suas mãos. Restaram-lhes as mãos. Mãos calejadas, mãos que denunciam a aspereza do ofício do campo.

O Doutor olha pra si. Sua pele é hidratada, e exala o perfume das cidades. Ver que além das mãos para a caneta, a academia lhe concedeu vagas de mercado. O diploma de curso superior abriu portas, deu-lhe mais acesso a uma maior fatia do bolo. O sol, para ele, certamente nasce todo dia sorridente.

Depois da safra, do trabalho temporão, Severino pode não voltar pra casa no momento imaginado. O gato era um aliciador, o patrão um ladrão dissimulado. É preciso intervenção do Estado, fazendo valer as leis e o bom-senso.

 
Deputado Wilson Filho fala sobre audiência realizada em Uiraúna PDF Imprimir E-mail
Vídeos - Uiraúna
Escrito por Fábio Barbosa   
Sáb, 23 de Novembro de 2013 00:00

 
Foto Principal PDF Imprimir E-mail
Chamada - Chamada
Escrito por Fábio Barbosa   
Qua, 05 de Março de 2014 14:04

caboclos-novo-2014

 
Lei proíbe animais em espetáculos em Pau dos Ferros/RN PDF Imprimir E-mail
Notícias - Brasil Painel 2
Escrito por Fábio Barbosa   
Sex, 18 de Abril de 2014 16:41

A Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros/RN aprovou um projeto de lei de autoria do vereador Gilson Rego que proíbe a participação de animais em espetáculos.

animais-circo-jaula

Com a aprovação desta lei, fica proibida a utilização de animais em espetáculos realizados no município, sejam eles, selvagens, domésticos ou domesticados, nativos ou não. O projeto de lei segue agora para apreciação do prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, que poderá sancionar e tornar lei este projeto.

Segundo o autor do projeto, os animais são previamente submetidos à cruel condicionamento para executarem performances, e quando elas não são obedecidas, acarretam dolorosos castigos e privações, em muitas das vezes, sendo usada a força bruta e até descargas elétricas.

O descumprimento deste dispositivo vai acarretar na aplicação de multa no valor de quatro salários mínimos ao responsável pelo estabelecimento, além da cassação do Alvará de Funcionamento.

COFEMAC / Jornal De Fato

 
Médico sousense fala sobre os riscos do câncer. Assista PDF Imprimir E-mail
Vídeos - Saúde
Escrito por Fábio Barbosa   
Qua, 05 de Março de 2014 07:33

 
« Início Anterior 12345678910PróximoFim»

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
  • Cofemac
  • Expediente
  • Anuncie
  • Contato