PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Nova medição mostra barragem Capivara com 4% de seu volume

Manancial abastece Uiraúna e mais oito cidades da região
Fábio Barbosa  |  17/05/2017 10:44
noticia Nova medição mostra barragem Capivara com 4% de seu volume
noticia Nova medição mostra barragem Capivara com 4% de seu volume

A Agência de Gestão das Águas na Paraíba - AESA divulgou na última segunda-feira (15/5/2017) o volume atual da barragem Capivara e do açude Arrojado, ambos localizados em Uiraúna.

A barragem Capivara teve uma leve queda em seu volume com relação a medição anterior, feita no dia 5 de maio. Segundo os novos números veja a situação:

  • CAPIVARA EM 15/5/2017: tem agora 4,0%, o que equivale a 1.489.451 metros cúbicos;
  • CAPIVARA EM 4/5/2017: tinha 4,1%, igual a 1.525.804 m3.

O manancial que abastece Uiraúna e mais oito municípios da região continua com volume em estado crítico e em queda. Entre a medição feita no dia 5 e essa agora feita no dia 15, o manancial perdeu 36.353 metros cúbicos de água em seu volume. Essa queda ocorreu em apenas 11 dias do mes de maio. A se manter essse ritmo, a barragem logo vai chegar num ponto onde não terá mais água para abastecimento da população.

Temos que levar em conta que a temperatura atual ainda está amena; isso ajuda na economia d'água. Porém, nos próximos meses a tendência será de muito calor.

Racionamento - a Cagepa local foi procurada pela reportagem do COFEMAC  e informou que a maior preocupação da empresa é devido os consumidores não colaborarem com o racionamento. Segundo o órgão as pessoas continuam desperdiçando muita água.

Arrojado - O açude Arrojado seria uma opção de reserva caso seja necessário. No entanto o manancial tem hoje apenas 17,7% do seu volume total, ou 635.606 m3.

Transposição - Uma solução definitiva para essa crise seria a vinda das água da transposição para dentro de Capivara. Isso não está incluído no projeto original da obra. Para que isso aconteceça estamos dependendo de nossos representantes políticos.

Municípios abatecidos por Capivara: Uiraúna, Joca Claudino, Poço Dantas, Bernardino Batista, Vieirópolis, Lastro, Santa Cruz e São Francisco. Diversas comunidades rurais, ao longo da adutora, também são atendidas. A cidade de Triunfo em breve deverá também receber água da barragem.

COFEMAC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE