PUBLICIDADE
publicidade Câmara Municipal de Poço de José de Moura
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Aplicativos para Android podem ser usados sem download

Ao usar apenas parte do aplicativo, ocorre um ganho de desempenho, com as vantagens de um app sem a necessidade de uma instalação prévia completa
Fábio Barbosa  |  19/05/2017 14:31
noticia Aplicativos para Android podem ser usados sem download
noticia Aplicativos para Android podem ser usados sem download

O Google anunciou, durante evento anual para desenvolvedores, que as ferramentas do Instant Apps estão disponíveis para todos. A partir de agora, qualquer aplicativo pode funcionar no novo formato.

Em 2016, foi apresentada a tecnologia que permite utilizar um aplicativo sem baixá-lo. Ao acessar algum link na web compatível com os apps instantâneos, você abre um pequeno pedaço do aplicativo necessário para realizar uma tarefa, proporcionando ganho de desempenho e todas as outras vantagens de um app sem a necessidade de instalação prévia. Baixar a versão completa continua sendo uma opção disponível.

A proposta do Instant Apps é simplificar ao máximo o processo de aquisição de novos usuários a aplicativos, o que beneficia demais desenvolvedores e o próprio Google.

O benefício vem na forma de não ser direcionado ao Google Play ao tocar em uma URL para baixar um arquivo grande e ficar esperando pela sua instalação. O recurso ainda por cima economiza espaço no armazenamento do celular, já que permite que apenas elementos específicos sejam baixados, e não o app completo.

Em janeiro deste ano, o Google anunciou os primeiros aplicativos compatíveis com o recurso, mas eles ainda eram poucos e estavam em fase de testes. Com a abertura da ferramenta, qualquer aplicativo pode funcionar dessa forma.

No entanto, é importante observar que o Google voltou atrás em algumas das decisões inicialmente anunciadas. A ideia era de que os apps instantâneos estivessem disponíveis em todas as versões do Android a partir da 4.3, mas por enquanto elas só funcionam na versão 6.0 ou superior – com suporte à versão 5.0 à caminho.

Olhar Digital

PUBLICIDADE