PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Paraibanos vencem etapa nacional de competição da Microsoft

'Bubu Digital' é uma chupeta eletrônica, equipada por microcontroladores e sensores, capaz de verificar a temperatura corporal da criança
Fábio Barbosa  |  29/05/2017 17:20
noticia Paraibanos vencem etapa nacional de competição da Microsoft
noticia Paraibanos vencem etapa nacional de competição da Microsoft

 Os estudantes Adjamilton Medeiros Júnior, Júlio Cézar Coelho e Rychard Guedes, do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) campus João Pessoa ganharam mais uma competição com o projeto “Bubu Digital”. Desta vez, a equipe “Questão de Brio” foi um dos vencedores da etapa nacional da Microsoft Imagine Cup, considerada a "copa do mundo da tecnologia", que aconteceu em Fortaleza-CE, entre os dias 15 e 18 de maio.

“Bubu Digital” é uma chupeta eletrônica, equipada por microcontroladores e sensores, capaz de verificar a temperatura corporal da criança. Com o monitoramento desses sinais, de forma constante e em tempo real, seria possível contribuir para o acompanhamento da saúde da criança e, numa escala maior, para a redução dos índices de mortalidade infantil. Confira nesse link um vídeo explicativo sobre projeto.

O aluno Adjamilton Medeiros Júnior frisou que o grupo está muito feliz por estar na final da mais tradicional competição na área de inovação. "Isso só mostra que estamos no caminho certo e que o nosso projeto é relevante", comentou. Para Rychard Guedes, a classificação para a final também representa o reconhecimento do trabalho dos alunos perante uma das maiores empresas do mundo, que é a Microsoft.

Com a vitória na Imagine Cup, os alunos vão representar a Paraíba e na etapa final da competição em Seattle, Estados Unidos, no período de 23 a 25 de julho. Júlio Cézar Coelho contou que agora eles estão trabalhando do aperfeiçoamento da chupeta, melhorando o uso da plataforma da Microsoft e treinando para a apresentação do projeto em inglês. A equipe vencedora da Imagine Cup ganhará 100 mil dólares para investir no projeto, uma mentoria de Satya Nadella (diretor executivo da Microsoft) e convite para a Microsoft Build 2018.

Esta é a segunda competição da área de inovação que o grupo participa com o mesmo projeto e obtém excelentes resultados. Os alunos também venceram a HackBrazil, evento promovido pelas Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com o intuito de estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas para os desafios enfrentados pelos brasileiros.

Assessoria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Patrocinadores