PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Uiraúna recebeu 493 milímetros de chuvas no ano; veja as outras cidades

Confira também os volumes atuais dos açudes na Paraíba
Fábio Barbosa  |  06/06/2017 15:10
noticia Uiraúna recebeu 493 milímetros de chuvas no ano; veja as outras cidades
noticia Uiraúna recebeu 493 milímetros de chuvas no ano; veja as outras cidades

Já estamos em junho, metade do ano e final do período do inverno na região sertaneja. Este ano de 2017 foi marcado pela continuação de uma estiagem no Nordeste que já dura cinco anos.

Os recentes números publicados pela AESA (Agência de Gestão das Águas na Paraíba) mostram a quantidade de chuvas caídas no estado neste ano e ainda como está a situação dos açudes.

No acumulado do ano pode-se dizer que choveu bem em alguns municípios: Cajazeiras (733,6mm); Bom Jesus (714,1mm); Cachoeira dos Índios (671,5mm). Apesar disso o inverno de 2017 não conseguiu recarregar os açudes. Praticamente todos os grandes mananciais estão em estado crítico, sem água.

Segundo dados da AESA, o acumulado das chuvas neste ano de 2017 em Uiraúna soma um total de 493 milímetros. Por aqui a situação não é boa. A barragem Capivara não tomou água neste ano. Hoje está com apenas 1,4 milhão de metros cúbicos, (3,8%) de um total de 37 milhões. O Arrojado tem 17%, ou 611 mil metros cúbicos.

  • CONFIRA OS VOLUMES DOS AÇUDES NO FINAL DA MATÉRIA

Neste momento a população está apreensiva com a possibilidade de ficar sem água em suas torneiras. A esperança é de que a barragem Capivara seja incluída no projeto da transposição do Rio São Francisco e receba essa água o mais rápido possível.

As comunidades rurais começam a sentir novamente o peso da seca. E quando acabar o pouco de água que ainda resta nos pequenos açudes, vai voltar a ser abastecida por carros-pipa. Daqui pra frente a tendência do clima na região é esquentar.

COFEMAC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Patrocinadores