PUBLICIDADE
publicidade Câmara Municipal de Poço de José de Moura
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Adutora emergencial poderá ser a solução para abastecimento de Uiraúna

Adutora seria construída antes do ramal da transposição que passa por Uiraúna
Fábio Barbosa  |  01/08/2017 00:00
noticia Adutora emergencial poderá ser a solução para abastecimento de Uiraúna
noticia Adutora emergencial poderá ser a solução para abastecimento de Uiraúna

O prefeito de Uiraúna, Dr. Bosco Fernandes esteve no último domingo (23/7/2017) num encontro com o ex-senador Wilson Santiago. O vice-prefeito, Dr. Segundo Santiago acompanhou o chefe do executivo municipal.

Nessa reunião, dentre outros assuntos, foi discutido a possibilidade da apresentação de um novo projeto no Ministério da Integração Naciona visando dá uma solução de emergência para a possível falta d'água em Uiraúna. O problema ocorre devido a barragem Capivara encontrar-se hoje com pouco mais de 3% do seu volume total.

A solução apresentada pelo prefeito seria a construção de uma adutora de engate rápido, ligando o açude de Boqueirão de Piranhas - em Cajazeiras - até a barragem Capivara. A previsão para que as águas da Transposição cheguem a Boqueirão é para o mês de fevereiro de 2018. Até esse tempo a adutora seria construída e poderia trazer a água até Uiraúna, onde seriam abastecidos mais oito municípios, através de Capivara.

Na proposta do projeto está incluído ainda um ramal da adutora para o açude de Lagoa do Arroz, em Cajazeiras.

Dr. Bosco ficou animado após a ideia ter uma boa receptividade junto ao ex-senador Wilson Santiago. A água de Capivara está chegando ao final e Uiraúna poderá passar por mais um problema de abastecimento igual aos enfrentados nos anos de 1993 e 1998.

O prefeito lembra que a adutora é uma obra que leva pouco tempo para ser construída. Em 2016 uma obra semelhante a essa foi construída pelo governo do estado entre Coremas e Sousa, para atender aquela cidade que estava sem nenhuma opção de abastecimento, já que o açude de São Gonçalo havia secado.

Wilson Santiago levou a proposta que deverá ser apresentada ao governo federal juntamente com o deputado federal Wilson Filho.

COFEMAC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE