PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Justiça proíbe enfermeiros de fazer diagnósticos e solicitar exames

VEJA A PORTARIA
Fábio Barbosa  |  10/10/2017 15:36
noticia Justiça proíbe enfermeiros de fazer diagnósticos e solicitar exames
noticia Justiça proíbe enfermeiros de fazer diagnósticos e solicitar exames

A partir desta sexta-feira (6), a atuação dos enfermeiros que atuam no sistema público de saúde passará por importante modificação. Após decisão da Justiça Federal, os enfermeiros não poderão mais realizar consultas na qual oferecem ao paciente diagnóstico de doenças e a prescrição de exames e medicamentos, além de encaminhamento para outros profissionais ou serviços, como previa a Portaria n° 2488, de 21 de outubro de 2011.

Com a mudança, algumas adaptações serão realizadas nos atendimentos da rede pública de saúde de Itapemirim, como deve acontecer em todo o país. Por exemplo, como era prática comum e inerente da profissão, enfermeiros não poderão mais realizar coleta de exame citológico, além de solicitar os seguintes exames: ultrassonografias obstétrica, transvaginal, de mamas e de abdome total, mamografia, teste rápido para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, além dos exames de pré-natal.

Com as mudanças, poderão acontecer atrasos na realização das consultas, que eram agilizadas pelos enfermeiros das unidades de saúde e pronto atendimentos do município, visto que agora tudo deverá ser feito exclusivamente pelos médicos.

VEJA A PORTARIA NA ÍNTEGRA

COFEMAC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Patrocinadores