PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Primeiro dia de Enem já tem prova de redação

Além da mudança do Enem, neste ano, para dois domingos seguidos, a redação será feita neste domingo
Fábio Barbosa  |  05/11/2017 07:01
noticia Primeiro dia de Enem já tem prova de redação
noticia Primeiro dia de Enem já tem prova de redação

Provas di Enem serão aplicadas nesses domingos, dias 5 e 12 de novembro, em todo o país. Na Paraíba serão ao todo 189.149 candidatos realizando o Exame Nacional do Ensino Médio, distribuídos em 50 cidades do estado.

Esse número de participantes representa 2,8% do total, que foi de 6.731.203 inscritos no Brasil. São quase 30 mil candidatos a menos na Paraíba, fato que é explicado em função do Enem não fornecer mais o certificado de conclusão do Ensino Médio.

O perfil dos inscritos no exame deste ano no estado da Paraíba demonstra que a maioria não precisou pagar a taxa de inscrição. 64% dos candidatos obtiveram isenção por conta de lei ou decreto, enquanto 13% ganhou a gratuidade da inscrição por estarem concluindo o ensino médio em 2017 em redes públicas de ensino. Ou seja, apenas 23% são pagantes.

A maior parte dos estudantes é mulher. São 57,2% são do sexo feminino, enquanto 42,8% dos candidatos são homens. Entre o nível de escolaridade, uma surpresa: a esmagadora maioria dos inscritos já concluiu o ensino médio. 73,7% já passaram pelo 3º ano e apenas 16,7% se formam no colégio ao final de 2017.

Quanto à média de idade dos candidatos na Paraíba, eles se concentram na faixa de 16 a 30 anos, mas é curioso notar que 279 deles está na casa dos 60 anos ou mais. Entre as cidades, João Pessoa é a que abriga mais inscritos, com 51.645, seguida de Campina Grande, com 31.736. Já no município de Diamante, Sertão do estado, o menor número: apenas 540 estudantes.

Orientações

As provas serão aplicadas em colégios e faculdades de João Pessoa, tanto públicos quanto particulares. Caso você ainda não tenha consultado o seu local de prova, acesse a Página do Participante no site do Inep e faça o login com seu CPF e a senha.

O Enem de 2017 trará diversas mudanças em comparação ao dos anos passados. A começar pelos dias de provas, que agora serão realizadas em dois domingos. No primeiro o estudante terá 5h para fazer as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação. Já no segundo serão 4h30 para resolver as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Atenção também para o horário. Na Paraíba, que não faz parte do horário de verão, os portões fecham pontualmente às 12h, com início das provas previsto para 12h30. O ideal é chegar com pelo menos 1h de antecedência nos locais de prova, pra não haver imprevistos e o candidato acabar perdendo o exame.

O que levar

Lembrando que os itens obrigatórios para realizar a prova são apenas dois: algum documento original com foto (carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, etc.) e uma caneta esferográfica de cor preta e com material transparente. O cartão de prova não é necessário, mas vale a pena levar pra não haver confusão com as salas. É permitido ainda levar bebidas e alimentos, porém, se o alimento for guardado em pote, ele precisa ser transparente.

COFEMAC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Patrocinadores