PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Aluno sertanejo é selecionado para Programa Jovens Embaixadores 2018

Paraibano foi selecionando juntamente com outros 49 estudantes da rede pública de todo país
Fábio Barbosa  |  07/11/2017 19:44
noticia Aluno sertanejo é selecionado para Programa Jovens Embaixadores 2018
noticia Aluno sertanejo é selecionado para Programa Jovens Embaixadores 2018

O estudante Roberto Rivelino Ribeiro Carlos Filho, 16 anos, do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, vai representar a Paraíba na próxima edição do Programa Jovens Embaixadores. O cajazeirense foi selecionando juntamente com outros 49 estudantes da rede pública de todo país, incluindo de institutos federais, para um intercâmbio de 3 semanas nos Estados Unidos a partir de janeiro. A iniciativa é da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Roberto Rivelino Filho participou de processo seletivo do Programa, que incluiu a comprovação de atividade voluntária, um bom nível de inglês e baixo perfil socioeconômico. O intercâmbio contempla visitas a Washington e aos prédios da capital administrativa; participação em reuniões em órgãos públicos e privados sobre responsabilidade social e liderança jovem, além de visitas a escolas públicas e projetos sociais em Estados anfitriões. Os jovens também conhecerão autoridades do Governo e fortalecer seu perfil de liderança.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), os estudantes participaram de etapas classificatórias como uma prova escrita e entrevista oral, inteiramente em inglês, além de receberem uma visita em suas casas pela equipe da secretaria, instituição parceira da Embaixada dos Estados Unidos no processo de seleção, cujo resultado foi divulgado no último dia 31 de outubro.

“Roberto se destacou pelo seu perfil de liderança e pelas inúmeras atividades voluntárias desenvolvidas, em lares de idosos, hospitais, penitenciárias, além de projetos de auxílio a jovens com depressão, através de um blog criado por ele e intitulado como: 100 Razões para se perdoar e seguir em frente”, destacou a responsável pelo programa na Paraíba, Amanda Siebra.

O Programa – O Programa Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2002 e o primeiro grupo viajou em 2003. Em 2010, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano e foi criado um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Desde 2003, 522 jovens brasileiros já participaram do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e Boeing Brasil. O Programa Jovens Embaixadores é hoje realizado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina.

O intercâmbio estudantil é direcionado para jovens da rede pública brasileira, de 15 a 18 anos, que são exemplos em suas comunidades em virtude de sua capacidade de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Radar Sertanejo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Patrocinadores