PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Equipe do Corpo de Bombeiros da Paraíba vence Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

Fábio Barbosa  |  13/11/2017 06:20
noticia Equipe do Corpo de Bombeiros da Paraíba vence Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático
noticia Equipe do Corpo de Bombeiros da Paraíba vence Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

Depois de dois dias de provas, nessa sexta-feira (10) e sábado (11), a equipe paraibana composta por bombeiros militares e alguns guarda-vidas civis venceu o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático (Sobrasa Rescue 2017). Organizado nesta edição pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a competição teve a participação de mais de 350 atletas de 16 Estados do país.

O evento encerrou a programação ampliada do Seminário Nacional de Bombeiros (Sneabom), que congregou diversas atividades bombeirísticas durante toda a última semana, reunindo aproximadamente 4 mil participantes. A delegação paraibana na prova de salvamento aquático, que já tinha um histórico de boas participações, alcançou o topo do ranking pela primeira vez.

Entre as três melhores colocadas, apareceram ainda a delegação da Bahia, em segundo lugar, e o Rio de Janeiro, que ficou com a terceira pontuação mais alta após as diversas baterias que envolveram provas de praia e piscina. Todas exigiam preparo e conhecimento das mais diversas técnicas de salvamento aquático.

O campeonato foi dividido em 15 categorias, de acordo com a faixa etária. O melhor atleta de cada uma delas, ou seja, que somou o maior número de pontos, recebeu o título de ‘guarda-vidas de ferro’. Nessa classificação, quatro atletas paraibanos alcançaram tal status, sendo três bombeiros e uma civil. Os militares vencedores foram a major Joana Mentor, tenente Inara Lucia e o sargento Rodrigo Queiroz.

“O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba finaliza este grande evento do Senabom, como um marco dentro das comemorações do centenário da corporação e com a certeza de que apenas com esse espírito de abnegação, disciplina, companheirismo e respeito, ideais do CBMPB, foi possível a construção de quem somos hoje”, comentou o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros, reconhecendo o esforço de todo o efetivo, sobretudo dos atletas que venceram o Sobrasa Rescue.

A competição – O campeonato é composto por diversas etapas. No primeiro dia, na sexta-feira (10), os participantes passaram pelas provas de piscina, na Vila Olímpica Parahyba, na Capital, competindo nos 50 metros reboque do manequim, 100 metros reboque do manequim com nadadeira e o revezamento 4X25 com manequim e o  4X50 Medley.

Já no sábado (11), o desempenho dos atletas foi avaliado por meio da etapa de praia, no Cabo Branco, com a corrida a nadadeira, resgate com pranchão, resgate com rescue Tube e mais o Aquathlon. Este último consiste em mil metros de corrida na areia, mais mil metros de natação no mar e mil metros novamente de corrida na areia.

Secom

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Patrocinadores