PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Menina de 10 anos morre em hospital na PB após contrair catapora

Fábio Barbosa  |  14/11/2017 15:42
noticia Menina de 10 anos morre em hospital na PB após contrair catapora
noticia Menina de 10 anos morre em hospital na PB após contrair catapora

Está sendo investigado um possível surto de catapora na cidade de Baraúna, no Seridó Paraibano, uma menina de 10 anos morreu no Hospital Universitário de Campina Grande, vítima dessa doença.

“Nós recebemos no dia 8, pela madrugada, uma criança procedente do município de Baraúna. Essa criança, de nome Rariane, apresentava febre altíssima, insuficiência respiratória e após os exames e a anamnese se verificou que essa criança tinha um histórico de artrite reumatoide há quatro meses e nos últimos sete dias estava desenvolvendo pápulas disseminadas pela pele e nos últimos três dias febre muito aumentada. Então, feito os exames, verificou se essa criança tinha varicela e ao mesmo tempo desenvolveu pneumonia. O quadro dela se agravou, ela indo a óbito dia 10 de novembro”, disse o diretor do Hospital Universitário de Campina Grande, Homero Gustavo, para a repórter Laisa Grisi.

Romero ainda falou que a catapora não leva a morte, pois tem tratamento: “Não necessariamente, porque é uma doença que tem um tratamento. Ocorre que essa criança tinha uma baixa de imunidade decorrente de artrite reumatoide e essa baixa de imunidade fez com que ela adquirisse essa doença e agravasse com uma pneumonia, que é um quadro bastante sério a varicela quando se associa a um agravamento pela pneumonia.” O diretor completou dizendo que ela já havia chegado para ser internada na casa de saúde com pneumonia e que “os exames radiográficos e laboratoriais já confirmaram que ela vinha com pneumonia há bastante tempo, aproximadamente seis dias, e um agravamento pela febre, também ocorrendo nos últimos três dias. Febre muito aumentada, ela teve necessidade de ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e lá ela faleceu.”.

A equipe de produção da TV Paraíba entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Baraúna que relatou que vários casos de catapora têm sido registrados ao longo desse ano. Então por causa disso a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba vai enviar uma equipe de técnicos para averiguar essa situação e saber se realmente é um surto de catapora. De toda forma eles vão começar a fazer ações preventivas para conter o avanço da doença.

G1 PB

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Patrocinadores