PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Encontro reúne 6 gerações da família Sobreira em Uiraúna

Fábio Barbosa  |  15/01/2018 16:00
noticia Encontro reúne 6 gerações da família Sobreira em Uiraúna
noticia Encontro reúne 6 gerações da família Sobreira em Uiraúna

Por Luan Barbosa - Jornalista

O sobrenome Sobreira tem origem espanhola, mas foi em Uiraúna-PB, no último domingo (14), que seus descendentes celebraram as ramificações da família em um encontro que reuniu mais de 130 pessoas no Varanda Restaurante. O evento, proposto para resgatar a cultura familiar e juntar aqueles que estavam distantes, começou com um retrospecto da origem dos Sobreiras, possível primeiramente pelo enlace de José Sobreira e Maria José da Conceição, que resultou na ramificação de 9 filhos que viriam a disseminar o sobrenome, hoje na sexta geração.

Pais, filhos, netos e bisnetos se juntaram para relembrar histórias, matar a saudade e conhecer parentes até então desconhecidos. Muitos dos participantes vieram de longe, tendo gente até de São Paulo, o que tornou o evento ainda mais especial.

Logo de início, a organização propôs uma dinâmica para quebrar o gelo e integrar os participantes em uma brincadeira de abraçar um Sobreira que você não conhecia. O momento rendeu risadas, surpresas e deixou o ambiente mais descontraído. Em seguida, dona Maria do Céu fez uma reflexão sobre o esforço e dedicação da família em se reunir e celebrar a história dos Sobreiras.

Houve dois momentos muito tocantes no encontro. O primeiro, quando Dr. Arlindo, um simpático senhor de uma áurea surreal, fez uma vibração emocionante, uma sincera oração que silenciou o salão e encheu de lágrimas os olhos dos mais sensíveis. O segundo, e mais intenso, foi quando Janaína Santos, uma das articuladoras do evento, encerrou a primeira parte da solenidade com uma singela homenagem à sua recém falecida mãe, Maria Mifat. Com olhos marejados e voz embargada pela emoção, Janaína comoveu a audiência, que abraçou sua dor e retribuiu seu gesto com uma salva de palmas. O momento foi seguido por uma versão calorosa de “De volta pro aconchego”, na voz de Alisson Voz e Violão. Foi uma escolha certeira, já que todo o salão sentiu aquela energia.

O segundo momento do evento focou em homenagear os membros mais antigos da família e os organizadores do encontro com uma placa comemorativa. O grande destaque dessa parte ficou por conta da presença de Pedro Sobreira e Manoel Antônio Sobreira, dois dos nove filhos do casal que originou a família em Uiraúna, que além da homenagem, foram premiados com uma intensa salva de palmas, no que parecia um gesto de gratidão por suas contribuições na formação dos Sobreira.

Já era final de tarde quando o evento foi encaminhando para o seu encerramento. Ainda coube espaço para saudar os aniversariantes do mês, ouvir alguns clássicos da Música Popular Brasileira e interagir um pouco mais, antes que cada um voltasse para suas casas com uma sensação nostálgica e novos laços formados.

No fim, o evento soou como um novo alicerce na união dos Sobreira. Com proposta de acontecer periodicamente todo ano, o encontro serve como um incentivador para que a ideia de família prevaleça mesmo sob os efeitos da distância e do tempo.

Na oportunidade da confraternização, houveram várias homenagens e honrarias conferidas:

  • Homenagem – Sobreiras Experientes:

1.  Representante da Família de Osório Sobreira- Avany Sobreira
2.  Representante da Família de Francisco Luis- Genesia Sobreira
3.  Representantes da Família de Antonio Luis- Pedro Sobreira e Manoel Antonio Sobreira (são dois considerando que é a ramificação que congregou mais representantes no encontro);
4. Representante da Família de Conceição- Maria Eneas de Oliveira;
5. Representante da Família de Jovino- Ismael Antonio Sobreira;

  • Segunda categoria de homenagem- Familiar Destaque:

1. Dr Francisco Alirio da Silva – Clinica Gineson

  • Terceira e última categoria de homenagens- Comissão Organizadora:

1. Thelma Araújo-
2. Janaina Santos-
3. Maura Vanessa Sobreira-
4. Maria Hilma Sobreira-
5. Mari Jussara-

A Família Sobreira se espalhou por varias cidades e estados e vem se destacando pela contribuição em diversas áreas da sociedade, no âmbito da educação, com importantes educadores e mais recentemente a criação de um Faculdade em Sousa, pela mantenedora Marta Sobreira; na área da saúde, com grandes médicos (as) a exemplo de Dr Francisco Alirio Silva; profissionais de saúde e gestores como a Secretária Executiva de Saúde do Estado, Dra Maura Sobreira; e no âmbito da prestação de serviços, com empreendedores criativos e bem sucedidos com vários exemplos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Patrocinadores