PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Governo lança projeto-piloto do documento nacional de identificação

Por enquanto, a versão digital será testada por cerca de 2.000 técnicos do TSE
Fábio Barbosa  |  05/02/2018 13:22
noticia Governo lança projeto-piloto do documento nacional de identificação
noticia Governo lança projeto-piloto do documento nacional de identificação

O DNI (Documento Nacional de Identidade) dará mais 1 passo nesta 2ª feira (5.fev.2018) com o seu lançamento oficial no Palácio do Planalto, às 10h. O documento poderá ser produzido por 1 aplicativo gratuito em smartphones ou tablets.

Ainda não há previsão sobre quando o cidadão poderá usar o app. Por enquanto, a versão digital será testada por cerca de 2.000 técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do Ministério do Planejamento. Em outra frente, o brasileiro também deve poder obter identidade e passaporte em cartórios, mas também não foi divulgado 1 cronograma.

Quando o aplicativo de celular do DNI estiver disponível ao público, o cidadão ainda terá de ir a 1 cartório eleitoral. Isso para o governo validar as informações. Será preciso informar CPF, e-mail e telefone no app, que estará disponível nos sistemas operacionais iOS e Android.

Entretanto, só metade dos eleitores poderá solicitar o uso, já que 67 milhões dos 140 milhões de eleitores ainda não fizeram o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral –pré-requisito para o DNI.
RG e passaporte em cartórios

Desde a semana passada, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) autorizou que cartórios possam emitir identidades e passaportes. Ainda não há expectativa de quando isso passará a funcionar. Os cartórios terão de fazer convênios com secretarias de segurança e Polícia Federal. Em cada Estado, haverá um trâmite. Finalizado o acordo, ele ainda terá de passar por crivo judicial.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Patrocinadores