PUBLICIDADE
publicidade Câmara Municipal de Poço de José de Moura
PUBLICIDADE
publicidade Geral

Indiana de 101 anos conquista medalha de ouro em 100m rasos

Ela era a única competidora na categoria acima de 100 anos. A numeração no uniforme, 100.001, deixava claro: os primeiros três dígitos mostram a faixa etária, e os dois últimos evidenciam a primeira e única atleta nela registrada
Fábio Barbosa  |  25/04/2017 07:40
noticia Indiana de 101 anos conquista medalha de ouro em 100m rasos
noticia Indiana de 101 anos conquista medalha de ouro em 100m rasos

Uma indiana de de 101 anos, ganhou medalha de ouro nos 100m rasos no World Masters Games, em Auckland, na Nova Zelândia, nesta segunda-feira. Aclamada pela mídia como o "milagre de Chandigarh" (cidade natal da idosa, no Noroeste da Índia), Man Kaour completou o percurso em 1 minuto, 14 segundos e 58 centésimos — bem acima da média de 10 segundos de atletas olímpicos, mas impressionante para o desempenho de idosos.

Ela era a única competidora na categoria acima de 100 anos. A numeração no uniforme, 100.001, deixava claro: os primeiros três dígitos mostram a faixa etária, e os dois últimos evidenciam a primeira e única atleta nela registrada.

A indiana só pôde correr depois de ser liberada no exame médico. Man Kaur lançou-se à carreira esportiva já aos 93 anos, em 2009. Dois anos depois, arrematou pela primeira vez o primeiro lugar no pódio dos 100m e dos 200m rasos voltados àquela faixa etária.

Não é a primeira vez em que a indiana completa a façanha: ela já guarda 20 medalhas de corridas do Masters por todo o mundo. Sua energia se tornou uma inspiração para os demais competidores. O incentivo partiu do filho, Gurdev Singh, que viu uma mulher de 90 anos competir no Canadá, em 2008, e decidiu "apresentar" atletismo à mãe.

"Hesitei no começo, mas depois comecei a gostar de correr", relatou Man Kaur, que trabalhou como serva das rainhas do Marajá de Patiala antes da independência do país.

O segredo da longevidade, ela revela, é não ingerir alimentos fritos.

Extra

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
publicidade Quatro Internas