SAÚDE | NO RN

Pandemia: Saúde reforça recomendação para uso de máscaras em bares e restaurantes
Nota Técnica traz 17 medidas preventiva, entre elas o incentivo à vacinação de profissionais e o monitoramento dos primeiros sintomas dos trabalhadores.


Suwinai Sukanant / EyeEm/Getty Images

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), emitiu nesta segunda-feira (10), uma nota técnica para reforçar a trabalhadores de bares e restaurantes, bem como aos empregadores, as responsabilidades trabalhistas para minimizar o número de casos de influenza (gripe) no estado.

Entre as 17 medidas de caráter preventivo para clientes e funcionários, está a recomendação de incentivar o uso da máscara pelos clientes durante a permanência dentro do estabelecimento, quando não estiver na mesa de refeição, além do uso de máscaras pelos funcionários durante todo o horário de trabalho, inclusive durante o preparo de alimentos.

 
O documento reforça ainda que o empregador deve fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados para os funcionários e dar preferência ao uso de máscaras descartáveis por todos os profissionais em serviço, especialmente àqueles que trabalham com atendimento direto ao cliente.

Outra recomendação que consta no documento é a de estimular e monitorar que os profissionais completem o esquema vacinal para Covid, bem como a vacinação para influenza.

É recomendada ainda na nota técnica uma rotina de limpeza e desinfecção de superfície, equipamentos e utensílios. Os detergentes e desinfetantes utilizados devem ser adequados para a sua finalidade (de acordo com o rótulo) e devem estar regularizados pela Anvisa.

 
De acordo com o documento da Sesap, é fundamental ainda que as empresas adotem estratégias que permitam a identificação imediata de casos suspeitos e o afastamento do ambiente de trabalho de forma a diminuir a transmissão pessoa a pessoa e garantir o pleno funcionamento do estabelecimento.

A empresa também deve ter um procedimento para avaliar o estado de saúde dos trabalhadores e identificar de maneira proativa possíveis suspeitas ou contaminação com o vírus da influenza.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   06/08/2022 14h30





SAÚDE  |   05/08/2022 12h35

Sousa - PB