GERAIS

Por que Brasil se escreve com Z em inglês?

Brasil ou Brazil? Se você é do tipo de pessoa que consome bastante conteúdo em inglês, já deve ter notado que os falantes da linguagem anglo-saxônica costumam substituir a letra S pela letra Z na escrita do nome do nosso país. Isso pode causar uma certa confusão em pessoas mais desatentas, mas é a maneira como as coisas funcionam.

E por que isso acontece? No passado, a língua portuguesa era ainda mais complexa do que os tempos atuais e diversos padrões ainda não estavam estabelecidos. Ao longo dessa matéria, nós abordaremos os diferentes tópicos que podem explicar as mudanças de grafia ao redor do mundo.

Origem da palavra


(Fonte: Wikimedia Commons)

Mudanças ortográficas


(Fonte: Pixabay)

Até o ano de 1897, não existia qualquer autoridade que indicasse qual era a grafia correta para o nome do país. Sendo assim, tanto faz se você escreveria Brasil ou Brazil. Foi então que surgiu a Academia Brasileira de Letras, órgão que se tornou responsável por padronizar as normas dentro da ortografia portuguesa.

Você se lembra que Brasil tem origem na palavra "brasa"? Pois bem. A academia decidiu que a maneira apropriada de escrever essa palavra seria usando a letra S, e não "braza" como ainda era usado em alguns lugares. Logo, a maneira mais apropriada de escrever o nome do país teria que ser seguindo o mesmo padrão.

Em 1945, então, Brasil e Portugal entraram em um acordo para que a grafia oficial fosse reconhecida utilizando a letra S.

Mudanças ao redor no mundo


(Fonte: Pixabay)




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



GERAIS  |   23/05/2022 06h19





GERAIS  |   20/05/2022 12h40