Intitulado "Seminário Águas do Rio São Francisco - Desafios e Soluções", o encontro foi aberto pelo presidente da Fundação Ulysses Guimarães na Paraíba, o ex-prefeito de Sousa e pré-candidato a deputado estadual André Gadelha (MDB).
Esse foi o primeiro encontro de uma série de 15 eventos que terão o objetivo de debater um efetivo aproveitamento das águas da transposição em favor da Paraíba.A fundação traz uma discussão pertinente que Sousa precisa observar com carinho. Nós temos que levantar essa discussão para chamar atenção da Codevasf, do DNOCS, dos empresários de Sousa para que nós possamos começar a planejar nosso futuro na agricultura", salientou André.
O senador e pré-candidato a governador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) diz que sai do evento bastante entusiasmado com as possibilidades de desenvolvimento do Sertão com a transposição.

"O propósito que a Fundação Ulysses Guimarães tinha foi alcançado na sua plenitude. A ideia central é exatamente esta, de fazer com que em cada uma dessas quinze regiões, nós possamos dizer o que pensamos sobre propostas que desejamos implantar, como também ouvir os seguimentos de quem vive a realidade da sua cidade com seus problemas"
, falou o senador.
O prefeito de Monte Horebe, Marcos Eron (MDB), e a pré-candidata a deputada estadual Ana Cláudia (MDB) também destacaram o sucesso do evento.
Entre as autoridades presentes, também se destacam o pré-candidato a deputado federal Mikika Leitão (MDB), o deputado estadual Anderson Monteiro (MDB), o pré-candidato a deputado estadual Dr. Romualdo (MDB), o prefeito de Marizópolis, Luquinha do Brasil (PSDB), o prefeito de Joca Claudino, Rinaldo Cipriano (Progressistas), além do vereador Ananias Vieira e da vereadora Bruna Veras, ambos do PSC de Sousa.