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Tomar café da manhã é realmente importante?

Benefícios do café da manhã


(Fonte: Shutterstock)

Muitas pessoas não percebem, mas tomar o tão renomado café da manhã gera inúmeros benefícios para o nosso dia a dia. Por exemplo, após essa refeição, estabilizamos nossos níveis de glicose, temos mais energia para realizar atividades, saciamos o estômago e até mesmo notamos uma melhora no humor.

Segundo estudos na área, comer regularmente ao longo do dia -- o que logicamente inclui o café da manhã -- é responsável por diversos benefícios físicos. Entre eles, a redução do sentimento de "inchaço" e a melhora na resiliência fisiológica são os que mais se destacam.

Por fim, tomar café da manhã também pode ser responsável por trazer melhorias para a sua saúde mental. De acordo com um estudo publicado no Psychological Medicine em 2020, pessoas que pulam ou atrasam seus cafés da manhã possuem uma maior tendência de desenvolver transtornos de humor. Outra pesquisa feita com 716 pessoas no Japão descobriu que pular o café da manhã frequentemente tornava a depressão muito mais provável em um indivíduo.

Melhoras na saúde física


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Muitas pessoas optam por pular o café da manhã como parte de algum tipo de dieta intermitente, passando mais tempo sem se alimentar na esperança que o corpo passe a queimar as "reservas de gordura" durante esse período. Logo, é muito comum que algumas pessoas esperem até o almoço para ingerir o primeiro alimento.

Porém, não há nada comprovado cientificamente de que esse tipo de dieta é realmente saudável. O café da manhã por si é benéfico para todos e também traz um reforço para que o corpo opere em alto desempenho ao longo do dia. Mas isso significa que você necessariamente precisa comer essa refeição? Também não.

Importância da primeira refeição


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Por esse motivo, pular o café da manhã não precisa ser um sinal de alerta se você garantir que estará consumindo calorias e fibras suficientes para o funcionamento correto do corpo nas outras refeições. O café da manhã é importante, mas o que é ainda mais importante é que você tenha uma primeira refeição saudável, seja no café da manhã ou na hora do almoço.




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