POLÍTICA | ELEIÇÕES 2022

Eleições 2022: Samuka Duarte será o Vice de Pedro Cunha Lima?


Reprodução

Se analisarmos com profundidade, as eleições deste ano estão trazendo algo que já podemos considerar como inusitado, se compararmos com as eleições anteriores.

Com o crescimento das mídias sociais e a importância do posicionamento na Internet, vemos que alguns agentes políticos estão ainda mais preocupados com a imagem perante a população, de forma que estão atraindo para as suas bases eleitorais os chamados "outsiders" (aqueles que estão fora do contexto político), mas que têm uma grande visualização popular.

Na Paraíba já podemos citar as jornalistas Fernanda Albuquerque, Pâmela Bório, o repórter Emerson Machado, e os apresentadores Nilvan Ferreira e Samuka Duarte.

Pâmela, Fernandinha e Emerson Machado, já são pré-candidatos a deputados federais, enquanto Nilvan Ferreira é pré-candidato ao governo da Paraíba. E as expectativas agora estão voltadas para o apresentador Samuka Duarte que recentemente se filiou ao PSC (Partido Social Cristão) atendendo a um pedido do atual presidente da legenda no Estado, o deputado federal Leonardo Gadelha.

 
É justamente a partir dessa filiação do apresentador ao PSC quem vem a nossa observação. Ora, na semana passada, em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação, tanto na Rádio quanto na Televisão, o deputado Leonardo Gadelha, mesmo fazendo alguns "arrodeios", o que é peculiar da classe política, deixou transparecer que o candidato indicado pela legenda para vice de Pedro Cunha Lima poderia ser o apresentador Samuka Duarte.

Para não criar tamanha especulação, Léo Gadelha limitou-se apenas a insinuar a possibilidade do ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues, figurar na chapa de Pedro, algo surreal do ponto de vista da geopolítica, pois seria até pitoresco ter uma chapa composta por dois representantes de uma mesma cidade.

Na ocasião, o parlamentar também falou sobre a possibilidade do deputado Ruy Carneiro vir a compor na chapa de Pedro Cunha Lima, o que do ponto de vista estratégico estaria correto, já que Ruy possui uma base sólida na grande João Pessoa. Ruy Carneiro daria um grande vice, o que ajudaria demasiadamente na eleição de Pedro na capital paraibana.

Mas aos olhos de quem analisa a política nota-se claramente que o deputado Ruy Carneiro tem trabalhado (e muito) pela sua recondução à câmara federal, e nessas alturas do campeonato sua saída da disputa para o legislativo poderia prejudicar o próprio partido (PSC), que precisa ter representantes no Congresso Nacional, pois poderia correr o risco de não eleger ninguém, e isso poderia até colocar em xeque a presidência do partido em nível nacional que hoje é comandada pelo ex-senador Marcondes Gadelha, pai de Léo Gadelha.


Diante de todas essas análises só nos resta concluir que se o vice na chapa de Pedro Cunha Lima for uma indicação do PSC, esse nome indubitavelmente será o do apresentador Samuka Duarte. Aliás, é importante relatar que mesmo sem nunca ter se candidato a nada na política, Samuka Duarte é uma personalidade pública e um rosto já bastante conhecido, principalmente na grande João Pessoa; além disso, seria um grande concorrente de Nilvan Ferreira, já que ambos possuem semelhanças no trato com o eleitor mais humilde. E mais, Samuka Duarte é filho de Santa Rita, a terceira maior cidade da Paraíba em número de eleitores, e conhece de perto a população, podendo surpreender.

E assim, sendo Samuka o escolhido, um de seus primeiros desafios será o de conquistar o voto de seu colega de trabalho Diego Lima que tem demonstrado em seu programa de Rádio ter um pensamento político oposto à sua posição política. Mas amigo é amigo... Caso seja o escolhido para ser o vice na chapa de Pedro Cunha Lima, Samuka sabe das adversidades que haverá de enfrentar, pois quem entra em política tem que ter essa consciência. E, claro, tem que arregaçar as mangas se quiser vencer, pois, até a vitória, passará por vários caminhos tortuosos. Quem viver, verá!




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA  |   28/06/2022 12h11





POLÍTICA  |   28/06/2022 11h16

Uiraúna - PB
 

POLÍTICA  |   27/06/2022 17h39

Poço Dantas - PB