SAÚDE | VEJA VÍDEO

MAIS UM DESAFIO VENCIDO: Idosa com câncer nos dois rins é operada, preserva os rins e não vai para diálise!


Divulgação / Assessoria

O sertão paraibano e o Alto Oeste potiguar já são uma realidade na videolaparoscopia avançada, sendo palcos de grandes cirurgia que antes só eram possíveis nos grandes centros urbanos.

O caso dessa vez foi bem peculiar e difícil: tratou-se de uma senhora de 82 anos que apresentava câncer nos dois rins.
Só por essa grave situação a paciente já era uma séria candidata a fazer diálise o resto da vida após a retirada dos tumores.

 
ASSISTA
 
Porém, Dr Máximo Pinto apresentou numa solução para que a paciente não precisasse ser dialítica a vida toda.
Propôs retirar somente o tumor de cada rim e preservar os dois órgãos, e assim, vivendo normalmente sem precisar de diálise.

Era uma proposta arriscada, devido ao tamanho grande dos dois tumores que ofereciam uma grande dificuldade para retirá-los com a concomitante preservação dos rins.

Dr Máximo Pinto explica que as cirurgias foram realizadas por videolaparoscopia em duas etapas: primeiro retirando o tumor do rim direito e, após 3 semanas, retirando o tumor do rim esquerdo.
As cirurgias tiveram grande sucesso, com a paciente tendo alta hospitalar precoce e o melhor: em nenhum momento precisou de diálise.

 
Nossa região tem se tornado uma referência em videolaparoscopia e cirurgias complexas e isso é um motivo de orgulho para todos nós, que somos presenteados com uma realidade tão singular e que jamais pensamos em ter tudo isso tão perto de nós.

As cirurgias foram realizadas em Sousa, no Hospital Santa Terezinha, pelos urologistas Dr Máximo Pinto e Dr Marlon Arthur.
Acompanhem nosso trabalho nas redes sociais @drmaximopinto




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   27/06/2022 13h47

Uiraúna - PB
 




SAÚDE  |   20/06/2022 17h56

Uiraúna - PB
 

SAÚDE  |   15/06/2022 09h11

Uiraúna - PB