GERAIS

Cidades do futuro serão construídas com cimento feito por algas

Nós vemos um mundo em que usar o concreto como o conhecemos é um mecanismo para curar o planeta. Temos as ferramentas e a tecnologia para fazer isso hoje,

disse Srubar.

O trabalho da equipe buscou inspiração no modo como os corais criam sua estrutura de carbonato de cálcio, que é o principal composto do calcário.

Eles começaram a tentar reproduzir o processo em laboratório cultivando cocolitóforos, microalgas brancas que sequestram e armazenam dióxido de carbono na forma mineral por meio da fotossíntese - a única diferença entre o calcário usado para fabricar cimento e o que esses organismos criam em tempo real são alguns milhões de anos.

Essas microalgas são criaturas muito resistentes, vivendo em águas quentes e frias, salgadas e doces em todo o mundo, o que as torna ótimas candidatas para cultivo em quase qualquer lugar - nas cidades, em terra ou no mar.

De acordo com as estimativas da equipe, apenas 1 a 2 milhões de acres de lagoas abertas seriam necessários para produzir todo o cimento de que os EUA precisam - 0,5% de toda a área de terra nos EUA e apenas 1% da terra usada para cultivar milho.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM