A Câmara de Vereadores de Uiraúna realizou sessão ordinária nessa quinta-feira, 16.11.2023. Durantes os trabalhos foram apresentadas três proposituras da vereadora Maria Cleidomar Sarmento de Oliveira, Creuza de Manoel Benedito.
VEJA:
Quadrilha Junina Explode Coração
(Foto: Divulgação)

A parlamentar levou à mesa diretora da Casa Olinto Pinheiro requerimentos de três Moções de Aplausos. Uma delas, para a tradicional Quadrilha Junina Explode Coração, do bairro Mutirão da AABB. A vereadora e os demais colegas destacaram a importância dessa manifestação popular que acontece todos os anos e vem crescendo em importância para o São João da cidade. A Moção de Aplausos foi colocada em apreciação e aprovada por unanimidade. Os vereadores elogiaram Cleidiomar pela iniciativa de fazer essa homenagem tão importante para a cultura de Uiraúna.
A Moção de Aplausos foi colocada em apreciação e aprovada por unanimidade.
Zé de Ló
(Fotos: Instagram Uiraúna Antiga/Arquivo Pessoal)

Uma Moção de Aplausos apresentada pela vereadora homenageia o empresário José Enéas de Alencar, Zé de Ló. Cleidomar destacou a importância desse homem na história econômica, política e social de Uiraúna. Foi um dos primeiros que acreditaram e investiram no comércio local. Na política, foi eleito vice-prefeito, ao lado de Dr. Geraldo Nogueira, no ano de 1996. Hoje com 93 anos, reside na mesma casa onde sempre mora desde 1969, em Uiraúna, juntamente com o filho, Fabiano e a nora, Graça Sarmento.
A Moção de Aplausos foi colocada em apreciação e muito elogiada pelos colegas parlamentares. A votação foi aprovada por unanimidade.
Dr. Gilvan Moreira
(Foto: Arquivo Pessoal)

Cleidiomar Sarmento também apresentou outra propositura concedendo Moção de Aplausos para o empresário Dr. Gilvan Moreira Duarte, "Gilvan da Farmácia". A matéria destaca a importância que representa para a história da sociedade uiraunense esse homem tão querido pela população de toda região. Gilvan, com 61 anos, é um exemplo de pessoa empreendedora e muito dedicada à família. É possuidor de um carisma encontrado em poucas pessoas. Em sua farmácia, Gilvan, sua esposa Amália e as funcionárias são diariamente procurados por centenas de clientes, e, quase não dão conta de atender a todos. Mesmo com tantos clientes, ninguém sai com queixa do atendimento. Como ser humano, nem precisa dizer muita coisa sobre Gilvan; é uma pessoa simples, caridosa, que gosta de ajudar sempre que procurado. Muitas das boas ações dele, ficam no anonimato, já que não tem a intenção de se exibir.
A Moção de Aplausos para Dr. Gilvan foi colocada em apreciação e aprovada por unanimidade. Todos os colegas parabenizaram a vereadora Cleidiomar Sarmento, destacando várias situações vividas por eles com Gilvan em sua farmácia.
UM POUCO SOBRE A QUADRILHA JUNINA EXPLODE CORAÇÃO
A quadrilha junina Explode Coração, foi formada no ano de 2017 no bairro Mutirão da AABB, na cidade de Uiraúna. Idealizada por D'ávila Freitas, juntamente com sua irmã, Dayalla e seu companheiro Mateus.
A quadrilha foi formada inicialmente com a dança em passos tradicionais, tendo 34 componentes. Já no terceiro ano, passou a trazer um espetáculo com uma coreografia estilizada, acompanhando a modernidade onde abrilhantou as apresentações por onde passou.
Com o decorrer dos anos, a quadrilha parou suas apresentações durante o período da pandemia de covid-19, nos anos de 2020 e 2021, onde afetou também o nosso São João. Em 2022 a quadrilha voltou a fazer história com um grupo de 50 membros. Com dançarinos talentosos e dedicados a essa cultura, dentre eles, os organizadores: Cicleide, Dênis e D'ávila, onde procuram manter viva e acesa essa tradição.
"Ao longo desses 7 anos, enfrentamos muitos desafios, mas o amor pela cultura e pelo São João sempre falou mais alto. É assim que seguimos!"
O grupo conta com o apoio dos dançantes e colaboradores dessa cultura de Uiraúna.
As quadrilhas são as animadoras das festas juninas. "Fazemos um São João melhor, dançando e abrilhantando a cada quadra que pisamos."
Quadrilha Junina é Cultura.
UM POUCO SOBRE ZÉ DE LÓ
JOSÉ ENÉAS DE ALENCAR - Simplicidade é o que define esse nome, popularmente conhecido por "Zé de Ló". Nasceu no dia 5 de novembro de 1930, em Uiraúna, na época, distrito de São João do Rio do Peixe. Aos 26 anos, casou-se com Esmeraldina, conhecida por "Dina" (in memoriam). Desta união nasceram três filhos: Graça, Socorro e Fabiano.
Ainda muito jovem, iniciou sua vida na agricultura, tendo o grande sonho no mundo do empreendimento. Começou fazendo tijolos, sempre no intuito de ajudar o próximo, uma característica que sempre fez parte da sua história de vida.
Zé de Ló deixou a vida do campo e foi tomar conta do comércio de Zezim, logo após, iniciou seu próprio negócio no ramo de cereais. O comércio se expandiu e ele, com Zé Caboclo, compraram um caminhão para transportar mercadorias de Campina Grande para abastecer seu comércio, que ficava localizado na esquina em frente ao antigo "Araújo Rique" (hoje a Fundação Lica Claudino FELC).
Com o crescimento do negócio, Zé de Ló teve a ideia de vender gasolina. As vendas cresceram até onde conseguiu montar seu primeiro posto de combustíveis na cidade de Uiraúna, no ano de 1960.
Em busca de dar melhores condições de educação para seus filhos, morou na cidade de Sousa, porém, ele continuou no comércio. Nos anos 1980 foi para João Pessoa, onde também investiu no comércio. Em 1990, retornou para Uiraúna e em 1996 foi eleito vice-prefeito do município ao lado de seu grande amigo, Dr. Geraldo Nogueira de Almeida. Essa foi mais uma grande conquista em sua vida, pois, direta ou indiretamente, sempre a política era um sonho a ser realizado.
No ano de 2012, sofreu uma grande perda com o falecimento de sua companheira, Esmeraldina, com a qual conviveu 55 anos de vida conjugal.
Zé de Ló com seu comércio, gerou empregos promovendo renda para várias famílias uiraunenses. É um pioneiro no empreendedorismo desta cidade.
Hoje, Zé de Ló está com 93 anos de vida, mora na mesma casa desde 1969, com seu filho Fabiano e sua nora, Graça Sarmento.
UM POUCO SOBRE DR. GILVAN MOREIRA
GILVAN MOREIRA DUARTE ou simplesmente, "Gilvan da Farmácia". Um homem alegre, carismático e de uma simplicidade notória. Nasceu no dia 4 de março de 1962, em Uiraúna. Ele conta que o seu parto foi feito na casa onde sua mãe morava, na Praça Padre França. Naquele tempo, a cidade ainda não tinha hospital e o atendimento médico era precário. Seus pais, Raimundo Daniel Duarte e Libânia Moreira Duarte, conhecida por Lora, (ambos in memoriam) tiveram ainda duas filhas, Gileide e Girlene.
Casou-se com Amália Fernandes em 19 de abril de 1987, em cerimônia realizada na Capela Nossa Senhora de Lourdes. O casal completou 36 anos de matrimônio neste ano de 2023. Desta união, nasceram duas filhas e dois filhos: Dra. Gabriele Fernandes (pediatra e alergologista), Dra. Amália Fernandes (reumatologista), Dr. Antônio Raimundo (cardiologista) e Dr. Gilvan Júnior (radiologista). Gilvan e Amália são avós de Fernando Neto, Isabella e Maria Tereza. Eles não escondem a alegria de ter conseguido formar seus quatro filhos em medicina, uma grande vitória conquistada por meio de muita dedicação.
Estudou os ensinos primário e médio em escola pública. Depois, diz ele: "coloquei na cabeça que faria um curso superior, seja ele qual fosse.". Para isso, teve que ir morar por sete anos em João Pessoa, onde concluiu o curso de Enfermagem pela Faculdade Santa Emília de Rodat, no ano de 1985. Logo que recebeu o diploma, Gilvan voltou para Uiraúna, onde se tornou o primeiro enfermeiro com curso superior a atender na cidade. Trabalhou no antigo hospital APASEU (primeira casa de saúde do município), onde atendia os pacientes e até fazia cirurgias.
Recentemente, Dr. Gilvan conclui a formatura do Curso de Farmácia, passando a ser enfermeiro e farmacêutico.
Em 1987 comprou a farmácia que pertencia a Chico de Neco Josa (in memoriam). Nela trabalhava João Bolinha (in memoriam), que passou a ser o primeiro funcionário de Gilvan, ensinando muitas coisas para o novo patrão que ainda não entendia do ramo de farmácia. O comércio funciona ainda hoje no mesmo local, porém, passou por reformas ao longo dos anos e está bem diferente daquela época.
Começando com apenas um funcionário, em 1987, a Farmácia Padre Anacleto conta hoje com seis funcionárias, além de Gilvan e Amália. Mesmo assim, quase não dão conta de atender todo mundo. Nesses 36 anos no comércio, Gilvan conseguiu conquistar muitos clientes, principalmente pelo excelente atendimento prestado por ele, sua esposa e as funcionárias. É uma farmácia lotada da abertura ao fechamento.
Dr. Gilvan Moreira ainda deu um passo para entrar na política uiraunense, quando foi candidato a prefeito no ano de 2008, pelo PSOL. Na época, disputou a eleição municipal com Dra. Geane (eleita), Dr. Paulo Arthur e Dr. Neto de Leonam, advogado. Ficou na terceira colocação, não conseguindo a vitória. Mesmo assim, poderia ter feito novas tentativas, porém, sua verdadeira paixão sempre foi o comércio.
Ingressou na Loja Maçônica Vigilantes de Canaã guiado pelo seu padrinho maçônico, Francisco Firmo (Chico Firmo), em 31 de agosto de 2002, quando ocorreu sua iniciação. Foi elevado a companheiro maçom em 14 de agosto de 2003. Foi exaltado ao grau de mestre maçom em 9 de agosto de 2004 e escolhido por aclamação Venerável Mestre, em 7 de junho de 2006, cumprindo dois mandatos à frente da loja maçônica de Uiraúna, prestando relevantes serviços à ordem.
Aos 61 anos, com quase 40 anos de comércio, Gilvan não demonstra vontade de se afastar do seu trabalho. Ele diz não pensar nisso e se sentir satisfeito com sua rotina diária, atendendo seus clientes da melhor forma possível. "Faço aquilo que gosto; tenho um carinho imenso pelas pessoas que visitam minha farmácia todos os dias.", confessa.
ASSISTA ABAIXO A SESSÃO NA ÍNTEGRA
VEJA:
Quadrilha Junina Explode Coração
(Foto: Divulgação)

A parlamentar levou à mesa diretora da Casa Olinto Pinheiro requerimentos de três Moções de Aplausos. Uma delas, para a tradicional Quadrilha Junina Explode Coração, do bairro Mutirão da AABB. A vereadora e os demais colegas destacaram a importância dessa manifestação popular que acontece todos os anos e vem crescendo em importância para o São João da cidade. A Moção de Aplausos foi colocada em apreciação e aprovada por unanimidade. Os vereadores elogiaram Cleidiomar pela iniciativa de fazer essa homenagem tão importante para a cultura de Uiraúna.
A Moção de Aplausos foi colocada em apreciação e aprovada por unanimidade.
Zé de Ló
(Fotos: Instagram Uiraúna Antiga/Arquivo Pessoal)

Uma Moção de Aplausos apresentada pela vereadora homenageia o empresário José Enéas de Alencar, Zé de Ló. Cleidomar destacou a importância desse homem na história econômica, política e social de Uiraúna. Foi um dos primeiros que acreditaram e investiram no comércio local. Na política, foi eleito vice-prefeito, ao lado de Dr. Geraldo Nogueira, no ano de 1996. Hoje com 93 anos, reside na mesma casa onde sempre mora desde 1969, em Uiraúna, juntamente com o filho, Fabiano e a nora, Graça Sarmento.
A Moção de Aplausos foi colocada em apreciação e muito elogiada pelos colegas parlamentares. A votação foi aprovada por unanimidade.
Dr. Gilvan Moreira
(Foto: Arquivo Pessoal)

Cleidiomar Sarmento também apresentou outra propositura concedendo Moção de Aplausos para o empresário Dr. Gilvan Moreira Duarte, "Gilvan da Farmácia". A matéria destaca a importância que representa para a história da sociedade uiraunense esse homem tão querido pela população de toda região. Gilvan, com 61 anos, é um exemplo de pessoa empreendedora e muito dedicada à família. É possuidor de um carisma encontrado em poucas pessoas. Em sua farmácia, Gilvan, sua esposa Amália e as funcionárias são diariamente procurados por centenas de clientes, e, quase não dão conta de atender a todos. Mesmo com tantos clientes, ninguém sai com queixa do atendimento. Como ser humano, nem precisa dizer muita coisa sobre Gilvan; é uma pessoa simples, caridosa, que gosta de ajudar sempre que procurado. Muitas das boas ações dele, ficam no anonimato, já que não tem a intenção de se exibir.
A Moção de Aplausos para Dr. Gilvan foi colocada em apreciação e aprovada por unanimidade. Todos os colegas parabenizaram a vereadora Cleidiomar Sarmento, destacando várias situações vividas por eles com Gilvan em sua farmácia.
UM POUCO SOBRE A QUADRILHA JUNINA EXPLODE CORAÇÃO
A quadrilha junina Explode Coração, foi formada no ano de 2017 no bairro Mutirão da AABB, na cidade de Uiraúna. Idealizada por D'ávila Freitas, juntamente com sua irmã, Dayalla e seu companheiro Mateus.
A quadrilha foi formada inicialmente com a dança em passos tradicionais, tendo 34 componentes. Já no terceiro ano, passou a trazer um espetáculo com uma coreografia estilizada, acompanhando a modernidade onde abrilhantou as apresentações por onde passou.
Com o decorrer dos anos, a quadrilha parou suas apresentações durante o período da pandemia de covid-19, nos anos de 2020 e 2021, onde afetou também o nosso São João. Em 2022 a quadrilha voltou a fazer história com um grupo de 50 membros. Com dançarinos talentosos e dedicados a essa cultura, dentre eles, os organizadores: Cicleide, Dênis e D'ávila, onde procuram manter viva e acesa essa tradição.
"Ao longo desses 7 anos, enfrentamos muitos desafios, mas o amor pela cultura e pelo São João sempre falou mais alto. É assim que seguimos!"
O grupo conta com o apoio dos dançantes e colaboradores dessa cultura de Uiraúna.
As quadrilhas são as animadoras das festas juninas. "Fazemos um São João melhor, dançando e abrilhantando a cada quadra que pisamos."
Quadrilha Junina é Cultura.
UM POUCO SOBRE ZÉ DE LÓ
JOSÉ ENÉAS DE ALENCAR - Simplicidade é o que define esse nome, popularmente conhecido por "Zé de Ló". Nasceu no dia 5 de novembro de 1930, em Uiraúna, na época, distrito de São João do Rio do Peixe. Aos 26 anos, casou-se com Esmeraldina, conhecida por "Dina" (in memoriam). Desta união nasceram três filhos: Graça, Socorro e Fabiano.
Ainda muito jovem, iniciou sua vida na agricultura, tendo o grande sonho no mundo do empreendimento. Começou fazendo tijolos, sempre no intuito de ajudar o próximo, uma característica que sempre fez parte da sua história de vida.
Zé de Ló deixou a vida do campo e foi tomar conta do comércio de Zezim, logo após, iniciou seu próprio negócio no ramo de cereais. O comércio se expandiu e ele, com Zé Caboclo, compraram um caminhão para transportar mercadorias de Campina Grande para abastecer seu comércio, que ficava localizado na esquina em frente ao antigo "Araújo Rique" (hoje a Fundação Lica Claudino FELC).
Com o crescimento do negócio, Zé de Ló teve a ideia de vender gasolina. As vendas cresceram até onde conseguiu montar seu primeiro posto de combustíveis na cidade de Uiraúna, no ano de 1960.
Em busca de dar melhores condições de educação para seus filhos, morou na cidade de Sousa, porém, ele continuou no comércio. Nos anos 1980 foi para João Pessoa, onde também investiu no comércio. Em 1990, retornou para Uiraúna e em 1996 foi eleito vice-prefeito do município ao lado de seu grande amigo, Dr. Geraldo Nogueira de Almeida. Essa foi mais uma grande conquista em sua vida, pois, direta ou indiretamente, sempre a política era um sonho a ser realizado.
No ano de 2012, sofreu uma grande perda com o falecimento de sua companheira, Esmeraldina, com a qual conviveu 55 anos de vida conjugal.
Zé de Ló com seu comércio, gerou empregos promovendo renda para várias famílias uiraunenses. É um pioneiro no empreendedorismo desta cidade.
Hoje, Zé de Ló está com 93 anos de vida, mora na mesma casa desde 1969, com seu filho Fabiano e sua nora, Graça Sarmento.
UM POUCO SOBRE DR. GILVAN MOREIRA
GILVAN MOREIRA DUARTE ou simplesmente, "Gilvan da Farmácia". Um homem alegre, carismático e de uma simplicidade notória. Nasceu no dia 4 de março de 1962, em Uiraúna. Ele conta que o seu parto foi feito na casa onde sua mãe morava, na Praça Padre França. Naquele tempo, a cidade ainda não tinha hospital e o atendimento médico era precário. Seus pais, Raimundo Daniel Duarte e Libânia Moreira Duarte, conhecida por Lora, (ambos in memoriam) tiveram ainda duas filhas, Gileide e Girlene.
Casou-se com Amália Fernandes em 19 de abril de 1987, em cerimônia realizada na Capela Nossa Senhora de Lourdes. O casal completou 36 anos de matrimônio neste ano de 2023. Desta união, nasceram duas filhas e dois filhos: Dra. Gabriele Fernandes (pediatra e alergologista), Dra. Amália Fernandes (reumatologista), Dr. Antônio Raimundo (cardiologista) e Dr. Gilvan Júnior (radiologista). Gilvan e Amália são avós de Fernando Neto, Isabella e Maria Tereza. Eles não escondem a alegria de ter conseguido formar seus quatro filhos em medicina, uma grande vitória conquistada por meio de muita dedicação.
Estudou os ensinos primário e médio em escola pública. Depois, diz ele: "coloquei na cabeça que faria um curso superior, seja ele qual fosse.". Para isso, teve que ir morar por sete anos em João Pessoa, onde concluiu o curso de Enfermagem pela Faculdade Santa Emília de Rodat, no ano de 1985. Logo que recebeu o diploma, Gilvan voltou para Uiraúna, onde se tornou o primeiro enfermeiro com curso superior a atender na cidade. Trabalhou no antigo hospital APASEU (primeira casa de saúde do município), onde atendia os pacientes e até fazia cirurgias.
Recentemente, Dr. Gilvan conclui a formatura do Curso de Farmácia, passando a ser enfermeiro e farmacêutico.
Em 1987 comprou a farmácia que pertencia a Chico de Neco Josa (in memoriam). Nela trabalhava João Bolinha (in memoriam), que passou a ser o primeiro funcionário de Gilvan, ensinando muitas coisas para o novo patrão que ainda não entendia do ramo de farmácia. O comércio funciona ainda hoje no mesmo local, porém, passou por reformas ao longo dos anos e está bem diferente daquela época.
Começando com apenas um funcionário, em 1987, a Farmácia Padre Anacleto conta hoje com seis funcionárias, além de Gilvan e Amália. Mesmo assim, quase não dão conta de atender todo mundo. Nesses 36 anos no comércio, Gilvan conseguiu conquistar muitos clientes, principalmente pelo excelente atendimento prestado por ele, sua esposa e as funcionárias. É uma farmácia lotada da abertura ao fechamento.
Dr. Gilvan Moreira ainda deu um passo para entrar na política uiraunense, quando foi candidato a prefeito no ano de 2008, pelo PSOL. Na época, disputou a eleição municipal com Dra. Geane (eleita), Dr. Paulo Arthur e Dr. Neto de Leonam, advogado. Ficou na terceira colocação, não conseguindo a vitória. Mesmo assim, poderia ter feito novas tentativas, porém, sua verdadeira paixão sempre foi o comércio.
Ingressou na Loja Maçônica Vigilantes de Canaã guiado pelo seu padrinho maçônico, Francisco Firmo (Chico Firmo), em 31 de agosto de 2002, quando ocorreu sua iniciação. Foi elevado a companheiro maçom em 14 de agosto de 2003. Foi exaltado ao grau de mestre maçom em 9 de agosto de 2004 e escolhido por aclamação Venerável Mestre, em 7 de junho de 2006, cumprindo dois mandatos à frente da loja maçônica de Uiraúna, prestando relevantes serviços à ordem.
Aos 61 anos, com quase 40 anos de comércio, Gilvan não demonstra vontade de se afastar do seu trabalho. Ele diz não pensar nisso e se sentir satisfeito com sua rotina diária, atendendo seus clientes da melhor forma possível. "Faço aquilo que gosto; tenho um carinho imenso pelas pessoas que visitam minha farmácia todos os dias.", confessa.
ASSISTA ABAIXO A SESSÃO NA ÍNTEGRA