REGIONAIS | ASSISTA VÍDEO

TV Assembleia exibe documentário sobre comunidade cigana de Sousa


Reprodução

A TV Assembleia, emissora do Poder Legislativo Paraibano, exibe nesta sexta (28), às 20h, o documentário Povo Cigano de Sousa – O Direito em Suas Mãos, produzido pelo Ministério Público Federal (MPF) em comemoração ao Dia Nacional dos Povos Ciganos.

Com duração de 25 minutos, o vídeo mostra os resultados de um projeto de intermediação de políticas públicas desenvolvido pelo MPF em favor da comunidade cigana da etnia Calon, localizada em Sousa, no Sertão paraibano. Denominado de Regularização Fundiária e Intermediação de Políticas Públicas aos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado da Paraíba, o projeto visa intermediar o atendimento às reivindicações dos povos e comunidades tradicionais paraibanas, com atenção especial, nesse momento, aos ranchos ciganos de Sousa.

 
A Paraíba é um dos estados que mais acolhe povos ciganos no Brasil. Além dos quatro ranchos ciganos localizados em Sousa, na região do Alto Sertão do estado, considerados a maior comunidade estacionária de etnia Calon no nordeste brasileiro, há também comunidades fixadas de ciganos nos municípios de Condado (PB) e Patos (PB).

O MPF acompanha a situação dos ciganos calons na Paraíba, pelo menos, desde a década de 90, em que foi instaurado o primeiro inquérito civil para apurar as violações aos direitos e interesses dos ciganos no estado nordestino.


Confira o vídeo:






COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



REGIONAIS  |   23/10/2021 13h46

Sousa - PB
 




REGIONAIS  |   23/10/2021 09h37

Sousa - PB
 

REGIONAIS  |   19/10/2021 06h20

Sousa - PB