POLÍTICA

Wilson Santiago preside reunião de Comissão Especial da Câmara dos Deputados que trata sobre a reforma política


Assessoria

O deputado federal Wilson Santiago presidiu mais uma reunião da Comissão Especial que analisa a PEC-125, que trata da reforma política e tramita na Câmara dos Deputados. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (09).


Segundo o deputado, durante a reunião os integrantes construíram uma proposta que conta com 30 pontos de alteração da legislação, que teve o apoio de todos os partidos.

Wilson Santiago inseriu na proposta a emenda que defende que sejam considerados eleitos e tomem posse os candidatos mais votados nas eleições; a fidelidade partidária; e o desligamento do partido político daquele parlamentar que quiser mudar de legenda, desde que a solicitação ocorra somente nos 30 primeiros dias dos 6 meses que antecedem a data da realização do pleito.

Conforme Wilson Santiago, as discussões estão ocorrendo de forma bastante democrática e o intuito é que o trâmite ocorra da forma mais célere. “São propostas bastante coerentes e que visam fortalecer ainda mais a nossa democracia. Procuramos atender aos anseios da sociedade que há tempo clama pela reforma política em nosso país”, afirmou.

 
Se aprovada até outubro, a reforma poderá entrar em vigor nas eleições de 2022. Na Câmara, a PEC precisa do aval de ao menos 308 deputados, em duas votações. No Senado, são necessários pelo menos 49 votos, também em dois turnos.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA  |   24/06/2021 05h26

Cajazeiras - PB
 

POLÍTICA  |   16/06/2021 13h12


POLÍTICA  |   15/06/2021 15h50