SAÚDE | VEJA VÍDEO

Equipe médica festeja alta de paciente da covid com quadrilha junina
José Bonfim Ferreira de Souza, de 42 anos, do município de Bom Jesus, também no Sertão da Paraíba, recebeu alta após nove dias de internação.


Reprodução

Os profissionais de saúde da ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19, no Hospital Regional de Cajazeiras, no Sertão paraibano, fizeram uma quadrilha junina durante a alta de um dos pacientes que se recuperou da doença, na tarde do domingo (13).

José Bonfim Ferreira de Souza, de 42 anos, do município de Bom Jesus, também no Sertão da Paraíba, deu entrada na unidade hospitalar no dia 5 de junho e, após um agravamento no quadro da doença, foi transferido para uma UTI.

 
Nove dias depois da sua internação, a melhor notícia veio para José e sua família: a alta hospitalar. Mesmo hipertenso, ele conseguiu ter uma ótima recuperação.

Jorge Lucena tem 39 anos e faz parte da equipe de enfermagem da UTI Covid do Hospital Regional de Cajazeiras, como técnico em enfermagem. Ele, juntamente com a equipe da ala, teve a ideia de comemorar as altas durante esse período quando normalmente acontecem as festas juninas de uma forma alegre: com uma quadrilha.
 

Estamos vivendo uma pandemia e isso expressa muito sofrimento sobre a questão do tratamento. Por isso, resolvemos juntar a equipe e fazermos de maneira diferente, proporcionando um pouco de alegria a esses pacientes e famílias que passam por tanto sofrimento", disse.

Para Jorge, a alta é o momento mais esperado por todos: pacientes, familiares e profissionais de saúde. "Se a gente puder proporcionar isso de uma forma divertida e mais leve, fica bem mais atrativo dentro do contexto da pandemia", explicou.

Segundo o técnico em enfermagem, nada foi ensaiado ou premeditado. Durante o mês de junho, o clima muda e as características das festas juninas estão presentes na memória de quem já as viveu. "A gente fez essa quadrilha, que foi super bem aceita pelo paciente, pelos familiares e foi muito emocionante", contou.

 
Participaram da quadrilha junina os enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde que estavam no plantão. A ação foi consentida pelo paciente e familiares e pela coordenação da ala de UTI da Covid-19, no hospital. Um ato simples que foi capaz de alegrar uma família após dias de sofrimento e incerteza. No Nordeste, em junho, os heróis da saúde também dançam quadrilha.

*Sob supervisão de Krys Carneiro

VEJA VÍDEO
 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SAÚDE  |   28/07/2022 03h55

Cajazeiras - PB
 




SAÚDE  |   29/06/2022 12h32

Cajazeiras - PB
 

SAÚDE  |   10/05/2022 10h35

Cajazeiras - PB