REGIONAIS

'Não há ameaça de rompimento da parede de São Gonçalo e nem desperdício de água', diz engenheiro


Reprodução

Testes realizados na abertura das comportas do açude de São Gonçalo neste sábado, 17, acabaram gerando uma falha em uma das tubulações. Por conta do problema muitos foram os comentários a respeito da dúvida sobre a segurança da barragem de São Gonçalo e o desperdício de água.

Em contato com o Blog Jucélio Almeida, o presidente  da Comissão de Reativação e Modernização do Perímetro Irrigado de SG, Francisco José Bernardino (Pila), confirmou a falha: “No momento da abertura aconteceu um estouro e não conseguiram fechar as comportas de forma mecânica. Amanhã (domingo) vamos tentar fechar de forma manual”.

 
Sem desperdício

Segundo Pila não há desperdício de água. “Mas não há desperdício. Essa vazão está sendo monitorada. Estão previstos 600 mil metros cúbicos até a divisa do rio Piranhas com o rio do Peixe na cidade de Aparecida. A água já deve estar neste momento (sábado) no Núcleo II e amanhã (domingo) água deve estar chegando  à Mãe d’Água. O engenheiro André Geovane deve estar chegando para ver o problema e buscar as alternativas de solução”, disse.

Até a realização dos testes, o reservatório de Engenheiro Ávidos teria liberado água suficiente para armazenar mais 30 milhões de metros cúbicos de água em São Gonçalo. Por conta da falha na tubulação acendeu-se  o sinal de desperdício logo esclarecido por Pila.

“Dos pouco mais de 6 milhões de m3, o açude teve uma dedução de apenas 893.289m3 até a manhã deste sábado, ou seja, 16cm amenos. Pelo que já foi acumulado não é muita coisa, considerando que a água liberada está caindo na calha do rio Piranhas”, mencionou.

 
Sem risco de rompimento

Neste domingo, 18, o engenheiro André Geovane se posicionou a respeito do problema: “ O problema é na borracha de vedação do flange. Onde é acoplada a válvula borboleta. Não houve danificação em nenhuma das válvulas. Todas estão operando. Mas não vamos fechar para evitar pressão que poderá acarretar um possível rompimento. Por se tratar de um equipamento hidromecânico vamos aguardar o engenheiro mecânico. Não há comprometimento da barragem em nada. A equipe da empresa responsável está chegando, vem uma equipe de mergulhadores, temos o apoio da Cagepa. Infelizmente tem gente implantando terror. Mas fiquem despreocupados que o problema está sobre controle”, argumentou.

De acordo com informações até o fechamento desta matéria o vazamento ainda continua. Uma equipe formada por engenheiros e mergulhadores deve chegar a São Gonçalo nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 19, para tentar equacionar o problema.


Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



REGIONAIS  |   20/09/2021 09h03

Sousa - PB
 




REGIONAIS  |   20/09/2021 06h30

Sousa - PB
 

REGIONAIS  |   08/09/2021 18h57

Sousa - PB